sábado, 8 de outubro de 2011

Provador de vinhos


Recebi um email de uma amiga esta semana com uma mensagem muito interessante por este motivo estou compartilhando com vocês.

Você já ouviu falar de provadores de vinho? Também conhecidos comosommeliers, são pessoas que conhecem vinho tão bem que apenas provando-o são capazes de citar todos os seus ingredientes e até o ano em que foram colhidas as uvas.

Eles desenvolvem um gosto pelos melhores vinhos e uma antipatia por qualquer outro mais inferior. Mas depois percebem que a busca do "melhor" vinho é como correr atrás do vento. Se dão conta de que cada vinho tem pelo menos algo de bom, e mesmo que eles não gostem, sempre existe alguém que sim. E assim aprendem a relaxar e a desfrutar de uma boa bebida com os amigos.

No início da minha fé, me propus a ser um exigente "provador de vinho" — do vinho espiritual. Selecionei para mim mesmo os melhores "mentores" espirituais: pessoas que eu respeitava, e que nem sabiam que eu secretamente “bebia” de suas orientações e sua maneira de ser e agir. Isso me ajudou por um período. Mas com o passar do tempo, alguns deles ou me decepcionaram, ou não atenderam às minhas altas expectativas, ou perdi o contato com eles, ou tudo isso junto. E vi que isso ameaçava a minha fé. Pensamentos como estes vinham na minha mente:

"Como é que ele pôde fazer isto?"

"Se ele falhou, imagina eu!"

"Eu preferia não ter ouvido isto sobre ele."

"Ninguém o faz tão bem quanto ele."

Eventualmente, ocorreu-me que homens são homens, e que se há uma coisa que você pode esperar que homens de carne e osso façam é que eles falhem. Nem os melhores seres humanos podem evitá-lo.

Então eu mudei de tática. Decidi que a partir daquele momento eu sempre iria tentar aprender algo de qualquer coisa e de qualquer pessoa. Eu entendi que Deus usa burros, formigas, feiticeiros, incrédulos, e até mesmo o próprio Satanás para nos ensinar lições. Ele é o verdadeiro Mestre. Ele pode usar qualquer pessoa e qualquer coisa que está ao nosso redor como ferramentas para nos ensinar, assim como um professor utiliza ferramentas diferentes numa sala de aula.

Aprendi a me perguntar: "O que eu posso aprender com esta pessoa? O que Deus está tentando me ensinar através dele/dela/desta situação?"

De repente, não haviam mais mentores favoritos e nem pessoas desagradáveis, e nem situações ruins. Haviam apenas lições.

Agora, eu exijo de mim mesmo aprender a lição ao invés de esperar demais das pessoas.

Acredite: isso muda tudo.


P.S. Captou? Parabéns! Agora vá e sirva-se uma bebida agradável. Nada muito forte, espero! Um suco de laranja é bom e faz bem!




Fonte : http://www.bprenatocardoso.com/2011/10/provador-de-vinhos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário